Como Produzir um Bom Ensaio Fotográfico  

Um ensaio fotográfico é um momento em que o cliente se deixa ser vulnerável e único para ter a sua real essência capturada via lentes de uma câmera. Por isso, é importante que o fotógrafo consiga construir um ambiente de confiança e parceria na hora das fotografias.

Nem todos os shootings têm o mesmo objetivo. Eles podem ser sozinhos ou em conjunto; em áreas abertas ou fechadas; para fins de trabalho ou criativos. O importante é que o cliente consiga expressar bem qual o seu pedido e que o fotógrafo tenha clareza de suas técnicas e especialidades.

Ficou curioso para saber desse produto fotográfico tão famoso e difundido no mundo todo? Continue lendo esse artigo!

Como Produzir um Bom Ensaio Fotográfico  

O que é um ensaio fotográfico? 

De forma simples e objetiva, um ensaio é o momento em que um fotógrafo captura um assunto usando determinadas técnicas. É a visão desse profissional sobre um assunto, que pode ser abstrato ou físico, como uma pessoa. 

Muitas vezes as pessoas fotografadas escolhem temas para os ensaios. Então, assim, o fotógrafo consegue criar uma magia e uma forma própria de observar o assunto e dar significado para ele. É muito comum, também, que os shootings sejam feitos ao ar livre, o que dá mais uma possibilidade para o leque de coisas a serem fotografas e a forma em um ensaio.

Além disso, o ensaio é uma excelente forma de consolidar a imagem e autoestima de alguém. Essa coleção de fotografias é capaz de dizer muito, sem transmitir diretamente tanto.

A meta é transmitir um conceito da melhor forma possível, usando os conhecimentos e percepções únicas do profissional. E é importante dizer: é bom que ele seja feito com um profissional para que o resultado seja de alta qualidade, pois assim é possível que sejam utilizadas técnicas mais certeiras.

Como produzir um ensaio fotográfico?

Para produzir um ensaio fotográfico existem algumas coisas que devem ser pensadas a fim de fazer a experiência ser a melhor possível. Por isso, vamos te mostrar a seguir três pontos muito importantes e que precisam de atenção durante e antes do shooting. 

Como deixar o cliente confortável? 

Como deixar o cliente confortável? 

A primeira coisa a se fazer é deixar o cliente o mais a vontade e livre possível para que, assim, seja possível captar as melhores imagens e enxergar a real essência dele. O fotógrafo é o responsável por dirigir as fotografias, por isso é importante que ele saiba captar bem os sinais.

Primeiramente, é preciso deixar o ambiente agradável e bacana para quem for fotografado. Uma boa música pode ser uma ideia. Além disso, deixe para ligar os equipamentos e luzes extras após o seu cliente chegar, assim ele não ficará assustado com os equipamentos e conseguirá se soltar mais durante o ensaio.

Uma coisa que deve ser feita depois que o shooting já começou é ir conversando com a pessoa, perguntando se ela está gostando, se quer testar algo novo ou indicar boas formas de inovação para ela. Assim, o fotógrafo consegue dar um rumo mais certo para o shooting e ainda faz com que o cliente se sinta mais à vontade para testar novas poses e ângulos. 

Escolha do lugar 

Escolha do lugar 

A escolha do lugar é o carro chefe para quem quer um ensaio dos bons, já que o cenário é o que ajuda a transmitir a ideia da melhor forma possível. Então, é importante que o fotógrafo consiga conduzir bem a ideia.

Fotografias de formatura, de rosto e coisas mais institucionais geralmente são feitas em estúdio e com algumas possibilidades de serem capturadas em locais abertos, como praças e jardins. Agora, um shooting de casamento ocorre nas dependências do próprio casório, por isso é preciso saber quais os melhores ângulos de lá para serem capturados. 

Agora, se a ideia é fazer algo artístico e mais livre, talvez a melhor forma seja combinar o tema com o lugar. Temas mais exóticos podem ser feitos na natureza em em locais abandonados. Ou temas mais simples e singelos têm a possibilidade de serem fotografados em campos.

 A ideia é: lembre-se que o cenário também é um elemento a ser fotografado e ele deve ser bem pensado. 

Combinação de roupas

Combinação de roupas

Este é um fator que poucas pessoas pensam, mas as roupas farão parte essencial da composição, então elas precisam ornar bem com o tema. Muitas vezes as pessoas pensam que é preciso usar apenas roupas bonitas, que a fotografia será bela, mas não lembram que na realidade é necessário combinar tons, tecidos e formas com o tema e o cenário.

Por isso, antes de um shooting converse sobre roupa e maquiagem com o seu cliente. Ajude-o a compor da melhor forma possível o look que será usado durante as fotos. Uma coisa bacana é escolher roupas com movimento para fotografia ao ar livre, já que assim elas conseguirão ter mais leveza e mobilidade durante as fotos. 

Outra coisa importante é analisar como as cores aparecerão na captura da câmera. Alguns tons podem estourar e ficar sem nitidez e outros podem roubar toda a atenção. Pense bem no local e na proposta do ensaio antes de conversar com o cliente e explicar os limites. 

Conclusão 

Agora que você já sabe tudo sobre ensaios fotográficos, está na hora de colocar a mão na massa e fazer com que a experiência seja a melhor possível para o fotógrafo ou o cliente. Este momento, de se deixar vulnerável em frente a uma lente é muito delicado e precisa ser tratado com sutileza e cuidado.

No final das contas, o shooting é uma forma artística e bela de demonstrar o mais puro sentimento e essência de uma pessoa. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.