Portfolio de Fotografia: Dicas Para Montar um Portfólio Profissional  

A cada dia que passa, um portfólio profissional tem se tornado mais importante. Em qualquer área, é uma forma de conquistar os empregadores, seja para trabalhos fixos ou freelas. 

No caso do mundo da fotografia, uma dica que agora não é apenas importante, mas essencial, é ter um bom portfólio fotográfico. 

Você sabe como montar um portfólio profissional perfeito? Confira abaixo algumas dicas para descobrir o melhor processo para isso!

Portfolio de Fotografia: Dicas Para Montar um Portfólio Profissional  

O que você irá precisar para criar um portfólio de fotografia? 

Antes de começar a listar o que você precisa para criar um portfólio profissional de fotografia, é importante destacar que portfólio e currículo são coisas diferentes. O currículo detalha a sua experiência profissional, enquanto o portfólio reúne seus principais trabalhos e projetos em um só local.

Suas experiências e habilidades devem estar, claro, em destaque no seu portfólio, mas elas devem estar imersas em seus trabalhos. O portfólio pode ter o seu melhor ensaio fotográfico, as campanhas que você ajudou a fotografar e tudo mais, mas os detalhes de onde você trabalhou, por exemplo, devem estar no currículo, principalmente. 

Bom, dito isto, vamos ao que você vai precisar para montar um portfólio profissional de fotografia. Primeiramente, você vai precisar reunir o que há de melhor nas suas experiências com fotografia – saber filtrar o que tem de bom é essencial nesse processo. 

Uma dica é listar tudo em uma folha e depois colocar em ordem para saber o que mais se destaca, o que mostra mais a sua personalidade com a fotografia e o que explica o profissional que você é. Além disso, é importante pensar no empregador que você está mirando. 

No caso de alguém que tenha uma empresa para fotografar paisagens radicais e queira um novo empregado, reúna seus principais trabalhos que estejam relacionados a isso – no caso de outros temas, como esporte, eventos e tudo mais, o mesmo raciocínio se aplica. Pense bem também qual é o seu estilo fotográfico. 

Desta maneira, você pode juntar peças que mostram quem você realmente é como profissional e atrair o empregador do melhor jeito. 

Como criar um portfólio de fotografia? 

Qual o seu objetivo profissional?

Qual o seu objetivo profissional?

Definir qual é a sua área principal de atuação e que tipo de profissional você é tem se tornado algo essencial nos últimos anos. Claro, ser flexível, com diversos domínios é importante. Mas é muito importante escolher trabalhos para o seu portfólio que se encaixem na sua principal área de atuação.

Como já falamos, é importante também deixar seu portfólio flexível, de uma maneira que você possa alterar o conteúdo de acordo com o empregador. Existem duas opções: você pode montar diversos portfólios, que se encaixem nas áreas que você quer atuar, ou criar diversas seções dentro do seu portfólio, uma para cada área. 

Ambas as opções são boas. No entanto, fique atento para que seu portfólio não fique longo demais. Muitos empregadores podem se assustar e não terminar de ver o seu trabalho por isso. 

Selecione as melhores imagens

Selecione as melhores imagens

Um segundo ponto importante na hora de montar seu portfólio de fotografia é escolher as melhores imagens. Vá atrás dos melhores trabalhos que você já produziu e selecione, uma a uma, quais as melhores fotografias. É importante escolher imagens que sejam, ao mesmo tempo, chamativas e impressionantes. 

Além disso, cada foto deve contar algo sobre a sua personalidade como fotógrafo. É importante escolher apenas os melhores trabalhos, já que um projeto menos chamativo ou mediano pode soar como uma falha para quem está contratando. 

Você também pode pedir a opinião de amigos que trabalham na área para opinarem sobre o seu portfólio. Se você reunir diferentes opiniões, vai ficar mais fácil escolher o que colocar e tirar do portfólio, além de ter um panorama do que você vai encontrar na hora de buscar um trabalho. 

Um padrão é importante

Um padrão é importante

Algo que muitas vezes passa despercebido também é o pós-processamento das imagens. É importante que você mantenha um padrão nessas imagens que forem ao portfólio, assim você cria uma harmonia nos olhos de quem estiver analisando. 

Além disso, caso o pós-processamento precise ser diferente por conta do resultado final das imagens, tente colocar as fotos em diferentes seções, sempre juntas e não separadas. 

Diversidade de trabalhos

Diversidade de trabalhos

Apesar da importância de focar em uma área ou outra no seu portfólio, é importante contar com pelo menos um trabalho para cada área. Desta maneira, você vai mostrar que pode atuar em diversas frentes, mas também vai mostrar seu poder de síntese dentro do portfólio. 

Além disso, é legal dividir seu portfólio em temas ou projetos, então fique atento para balancear bem a quantidade de trabalhos por seção do portfólio. Defina seu objetivo, selecione as melhores imagens, padronize tudo e escolha seus temas. 

Deixe seu portfólio atualizado

Deixe seu portfólio atualizado

Nunca se sabe quando uma oportunidade de trabalho vai aparecer. Então, para se prevenir e não ser pego de calças curtas, mantenha o seu portfólio sempre atualizado. Assim, você vai poder sempre mostrar seus melhores trabalhos para todos, mesmo que sejam trabalhos mais recentes. 

Além disso, você pode mudar de estilo de fotografia e é legal deixar isso atualizado no portfólio também. Todo mundo muda de personalidade no trabalho, tem novas ideias, começam a pensar em novos projetos. Então, é completamente normal ter que atualizar o portfólio ao longo do tempo. 

É algo que pode parecer chato, já que nem sempre conseguimos tempo suficiente para ficar mexendo no portfólio, mas é essencial. Então, é importante reservar uma parte de um dia da sua semana para atualizar tudo e deixar tudo no jeito no caso de surgir uma nova vaga de trabalho ou oportunidade de ganhar um dinheirinho extra. 

Conclusão

É importante seguir essas dicas para montar um bom portfólio fotográfico, então fique atento à importância desse passo a passo. Além disso, muitos não entendem o quão essencial é um portfólio profissional, mas o portfólio é o que vai mostrar o seu trabalho para os outros. É o seu jeito de mostrar sua personalidade profissional. 

Ficou com alguma dúvida sobre como montar um bom portfólio profissional? Deixe nos comentários abaixo!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.